sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ansiedade x Comida

Ola.

Nossa esse ultimo mes nao está sendo facil para mim! Nao por causa da banda, mas sim por causa das minhas filhas, que estao doentes a 1 mes seguido, quando uma sara, a outra pega.. ta dificil demais!
E devido a isso tenho comido muita, mas muita tranqueira mesmo!
Quase todos os dias coca cola, batata frita e chocolate, nao perdi nem 100 gramas esse mes!
Acho que preciso urgente de um psicologo!
Vi um artigo na net, que achei bem legal, nao lembro aonde achei:

" O alimento exerce alívio de curtíssimo prazo na sensação desagradável, que logo após volta reforçada pela culpa, levando-a a comer de novo para aliviar a tensão, e assim sucessivamente. Os mais leves sinais de ansiedade, mesmo antes de serem percebido pela consciência, são amortecidos pela comida. Utilizando esse processo a pessoa engorda e começa a evitar situações diversas por sentir-se inadequada. Situações sociais, atividade física, eventos culturais e toda uma série de situações prazerosas. A ansiedade aumenta e a comida que era um prazer se torna O PRAZER ou uma forma de “lenitivo” para os problemas da vida. E o único “problema” que ela resolve é o da fome e da nutrição.
Outras pessoas perambulam de dieta em dieta, engordam e emagrecem, fazem “regime” algum tempo para perder “algum peso” e voltam a engordar. A auto-estima está absolutamente abalada. Comem sem fome, se auto-sabotam, parece que querem e não querem a mesma coisa ao mesmo tempo, o que leva a angústia.
Se a ansiedade estiver presente no comportamento alimentar e não for identificada e trabalhada, põe por terra os mais sinceros e competentes programas médico-nutricionais.
Essa é a função da psicologia. Levar a pessoa a desvincular a fome da ansiedade.Pesquisar e tratar o que, fora a fome, a leva ao prato. Levá-la a comer quando tem fome e a não comer quando estiver ansiosa. A propor outras soluções para a ansiedade, que não a comida. A modificar seu estilo de vida permitindo-lhe emagrecer E PERMANECER MAGRA e não apenas FAZER MAIS UMA DIETA PARA PERDER ALGUM PESO POR ALGUM TEMPO.
Em muitos casos, é necessário acompanhamento psicológico. Se for o seu caso, não se envergonhe! Você precisará ter as emoções a seu lado para emagrecer e PERMANECER MAGRA."

Esse texto diz bem o que estou sentindo, eu to desesperada devido a saude de minhas filhas, e dai desconto em quem?! Na maldita comida!
No meu caso, a comida entra e quando comeca a cair no estomago, ja comeco a passar muito mal! A sensação é pessima! 
É muito triste saber que eu ainda nao sou uma "magra"de verdade, que ainda desconto tudo na comida, que eu ainda sou fraca nesse sentido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário