quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dica de como ser amiga da sua banda

Essas dicas nao sao minhas, vi num blog e achei legal compartilhar!
Em relação à vida com banda posso-vos dizer que entendermos o princípio de funcionamento deste processo e a forma de trabalhar com esta ferramenta que nos deram poderemos viver muito bem e ganhar, para além da qualidade de vida uma coisa que o Gordo não tem, selecção de sabores.
Depois de ter a banda e porque tenho de mastigar muito bem descobri sabores que não imaginava em alimentos que estava habituado a comer.
Assim para viver bem com uma banda é preciso conhecer bem o processo, utilizar duas regras e alguns truques
Principio de funcionamento:
A Banda funciona como um funil de cozinha com os 3 princípios básicos de funcionamento:
1. O líquido passa bem embora tenha que ser bebido devagar;
2. A papa passa devagar mas não interrompe o circuito nem dá sintoma de vómito por entupimento;
3. O sólido entope, estamos a falar de sólidos com dimensão muito pequena como por exemplo alguns bagos de Arroz.

O outro princípio de funcionamento é que nunca podes colocar líquido em cima de sólido ou seja não podes beber depois de teres comido, se o fizeres vomitas.
Coloca areia num funil e quando o funil estiver a meio enche-o de água, o que acontece? A areia deixa de sair porque a água vedou a superfície do funil e criou vácuo por baixo não deixando a areia sair.
Tendo na cabeça este princípio de funcionamento, passamos às regras que tudo tem a ver com ele.

Regras:
1. Mastigar muito bem, sempre com pequenas quantidades na boca e treinando a língua para que só deixe ir alimentos para baixo quando sentir que estão mesmo em papa;
2. Comer muito de vagar e com muita calma, como disse o estômago é um músculo e se estivermos tensos, com pressa, irritados, etc. não vai passar nada e o mais provável é vomitarmos o pouco que conseguimos comer. Assim é fundamental que o espaço para a refeição seja um espaço calmo, sereno e sem pressa se não for assim mais vale beber um sumo ou um iogurte e esperar que se possam reunir estas condições para então comer.

Podemos comer de tudo, mesmo tudo, temos contudo que recorrer a alguns truques para ingerirmos todos os alimentos em especial os fibrosos (Aqueles que por mais que se mastiguem nunca fazem uma papa mas sim um novelo).

Truques
A sopa tipo caldo verde que tem couve portuguesa extremamente fibrosa e que normalmente não mastigamos deve ser passada pois o novelo criado pela couve é um sólido que não passa na banda;
Bacalhau, carnes vermelhas e outros alimentos sólidos fibrosos devem ser cortados no prato em pedacinhos muito pequenos e só então mastigados;
Pastas grossas como o interior dos rissóis ou o miolo de pão devem-se mastigar até que fique uma massa tão fina que desapareça naturalmente na boca, se engolir um pedaço maior vai ter muita dificuldade na sua passagem pela banda podendo isto originar o ficar um ou dois dias sem conseguir comer nada;
A comida está salgada e precisamos de beber depois de ter comido, podemos utilizar água bem fria que sacia mais, bebemos um pequeno gole e rolamos na boca para retirar o efeito do sal que nos está a pedir a água e então engolimos sempre com atenção à quantidade de água que tem que ser muito pequena.

Outras coisas vão vocês aprender por vós pois as pessoas reagem de maneira diferente às coisas.

Nunca ir para a cama depois de ter comido pois vão provocar o refluxo que em alguns casos vem à boca com ácido e é extraordinariamente desagradável.
Comer queijo antes de irem para a cama provoca uma acidez muito acentuada na parte superior do estômago pois a fermentação é muito forte e a vinda de ácidos à boca é normal pelo que se deve evitar comer queijo a partir do jantar tendo em conta que após este só se deitam 2 a 2,5 horas depois.

Cumprindo estas regras, utilizando os truque e sobretudo entendendo o principio de funcionamento deste sistema digo-vos que se vive muito bem, controla-se o peso e ganha-se uma grande qualidade de vida que no meu caso já tinha perdido há muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário